Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos.

Multidões consomem informações. Quem decide o que a multidão consome cria. Você também pode continuar com a rolagem sem dedos e continuar a devorar o que a classe elite criou para você hoje.

Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Mas se você pretende definir o que as multidões consomem e, assim, definir o mercado, precisa dominar a capacidade de ficar longe das multidões e passar para o lado dos criadores. É aí que a produção de elite acontece. E isso requer longas e ininterruptas horas de trabalho em intensa concentração. Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Escrevi as anotações acima em meu diário em 2016. Logo depois de ter sido imensamente inspirada na história de Adam Grant, que havia lido no popular livro de Cal Newport, Deep Work.

Em2014, a capacidade de Adam Grant de criar uma taxa absurdamente alta para seu campo fez dele o mais jovem professor titular da Wharton. Não era apenas uma das melhores escolas de negócios do mundo, nem o número extraordinariamente alto de artigos que ele estava publicando em grandes periódicos, mas também sua capacidade de escrever um livro best-seller maciço após o outro.

Como Cal Newport descobriu mais tarde, nenhuma dessas realizações foi aleatória: Grant estava realmente obcecado com a mecânica da produção em nível elite – um nível em que você produz não apenas um trabalho de qualidade, mas também o entrega em um ritmo extremamente alto.

Ele viu a produtividade como um problema científico a ser resolvido sistematicamente. E uma ideia parecia central para sua solução:

O agrupamento de trabalhos intelectuais difíceis, mas importantes, em trechos longos e ininterruptos.

De acordo com Newport, esses trechos permitiram que Grant conseguisse um estado profundo de foco como nenhum outro – trabalhar por longos períodos livres de distrações com total concentração em uma única tarefa liberava o pico de produtividade.

Naqueles dias, eu não conseguia nem ficar sentado na minha cadeira por alguns minutos, não importando em manter minha atenção tempo suficiente para fazer minha mente de macaco se concentrar em uma única tarefa. Como mencionei em um ensaio 2015 , eu não estava fazendo a coisa , mas eu fiz tudo o mais, a fim de adiar a fazer a coisa .

Entre a rolagem sem fundo do Instagram e a tentativa de fazer pelo menos algum trabalho aqui e ali, eu passava meus dias inteiros olhando para uma tela. No entanto, quando cheguei em casa à noite, me senti exausta e nervosa. E culpado. Culpado por não ter conseguido nada.

Me punir com mais trabalho ou prometer recomeçar na manhã seguinte não funcionou. Novos começos não eram diferentes – eles também exigiam concentração. Foi quando meu cérebro escolheu correr para a próxima saída. Saltar para o próximo estímulo em que esbarrava era bom. Enfrentar o trabalho real significava esforço mental.

O matemático francês Blaise Pascal estava certo: Todos os problemas da humanidade decorrem da incapacidade do homem de sentar-se silenciosamente em uma sala sozinha.

Mas o sucesso na maioria dos empreendimentos criativos requer exatamente o oposto: sentar e pensar. Pegue o campo da escrita. Escrever é pensar. Escrever bem é pensar bem.

E o problema com nossas mentes de macacos começa logo ali, na nossa incapacidade de nos sentarmos sozinhos com nossos pensamentos.

Não podemos ficar longe daqueles que consomem porque não podemos tolerar o tédio.

Tememos o silêncio de nossa própria existência e escolhemos uma distração sem rumo.

Nas belas palavras do autor Zat Rana , a questão fundamental não é nossa obsessão por nenhuma estimulação mundana em particular. É o medo do nada – nosso vício em um estado de não estar entediado:

“No fundo, não é necessariamente o fato de sermos viciados em um aparelho de TV, porque há algo exclusivamente satisfatório, assim como não somos viciados na maioria dos estimulantes, porque os benefícios superam as desvantagens.

Em vez disso, estamos realmente viciados em um estado de não estar entediado. Quase qualquer outra coisa que controla nossa vida de maneira prejudicial encontra sua raiz em nossa percepção de que tememos o nada do nada.

Não podemos imaginar apenas ser e não fazer. E, portanto, procuramos entretenimento, procuramos companhia e, se isso falhar, perseguimos elevações ainda mais altas. ”

Chegar a essa realização pode mudar a vida. Para mim, identificar a raiz do meu problema de atenção marcou um dos pontos de viragem mais cruciais na minha jornada.

Se eu consigo me ensinar a escolher o tédio à distração sem rumo, pensei comigo mesmo, posso resolver meu problema de atenção.

Se eu quisesse trabalhar por longos períodos com total concentração em uma única tarefa, teria que aprender uma nova habilidade:

A capacidade de me sentar sozinho com meus pensamentos e suportar o tédio insuportável que isso traz.

O que eu não sabia, no entanto, era quanto esforço seria necessário.

Se você pode mudar de ideia, pode mudar sua vida

Em 12 de outubro do mês passado, gravei uma das minhas sessões mais longas em plena concentração. Comecei a trabalhar às 8h10 e terminei meu fluxo matinal às 12h57.

Foram 4 horas e 47 minutos de trabalho profundo e sem interrupções, sem precisar fazer uma única pausa.

Durante esta sessão da manhã, escrevi um dos meus artigos mais populares. Também pude aprovar duas entregas de clientes que nossos editores me pediram para revisar.

Nos últimos anos, a duração desses trechos focados foi subindo lentamente; atualmente, a média é de cerca de quatro horas.

Cronometrar minhas sessões focadas não é para me exibir ou me enganar com uma métrica de vaidade, nem para adaptar mais uma tendência de produtividade do Vale do Silício. Mas faz parte de um sistema que aprendi a seguir religiosamente desde 2016.

E se você pode me perdoar pelo uso de muitos “eu” ou “eu” importantes neste ensaio, quero compartilhar meu sistema com você – um sistema que gradualmente me impediu de não poder ficar parado na minha cadeira por até 15 minutos para trabalhar sem esforço em horas e trechos profundamente focados.

Dirijo um estúdio de narrativa e uma publicação em que meu trabalho exige que eu processe mentalmente grandes quantidades de texto diariamente.

E o lote de trabalho em trechos longos e ininterruptos tem sido um trocador de jogos para oferecer trabalho intelectual de alta qualidade e assinar algumas das principais startups de hoje como clientes em um setor de conteúdo excessivamente lotado.

Uma nota rápida antes de começarmos

A leitura desta postagem ou dos livros de auto-ajuda pode parecer útil. Mas antes de transformar tudo em pornografia de inspiração, é crucial entender por que você está lendo este ensaio em primeiro lugar.

Este mini-guia é uma leitura de 14 minutos. Você concluiu a leitura dos quatro primeiros minutos até agora. Terminar o resto de uma vez será fácil para alguns de vocês. Mas outros nem sequer chegam perto de ficar focados o suficiente para continuar lendo pelos próximos 10 minutos. Para fazer isso, eles precisarão se forçar a não abrir outra guia do navegador ou pegar seus telefones celulares.

Compreender os fundamentos do trabalho ininterrupto exige entender o foco exato e sem esforço, que fica na linha tênue entre foco fraco (aquele que corre o risco de perdê-lo para distrações a qualquer segundo) e foco forçado (aquele que consome seu estoque mental limitado).

O foco sem esforço é o ponto ideal. É o equilíbrio mental final que estamos buscando alcançar dominando nossas mentes.

E este guia propõe uma abordagem pragmática para conseguir exatamente isso – defende a ideia de que a mente é uma ferramenta cujos músculos podem ser treinados. Com base em meus 47 meses de experiência e outros exemplos, ele compartilha um roteiro de como fazer sua mente trabalhar para você, não contra você.

Observe que o que funciona para outras pessoas pode não funcionar para você. Tente tirar apenas o que se aplica ao seu caso.

O restante da postagem consiste em duas seções. Enquanto a primeira seção abaixo se concentra nos aspectos práticos do treinamento da mente e do fortalecimento dos músculos da atenção, a segunda parte aborda as especificidades de registrar sessões longas e ininterruptas de trabalho focado.

1. Domando a mente do macaco

Eu escrevi 1.345 palavras até este ponto. Fiquei preso em um dos parágrafos que você acabou de ler acima, então tive que fazer uma pausa rápida para sair no terraço. Mas, além disso, estou em um fluxo ininterrupto há cerca de 187 minutos desde as 7:50 da manhã.

Ainda me surpreende ver como diabos sou capaz de manter o foco por tantas horas sem ficar entediado. E toda vez que assisto pessoas que nem conseguem andar sem olhar para os telefones, lembro-me dos velhos tempos de mente de macaco.

Devo essa transição dramática à única e diária prática de treinamento mental .

O que quer que controla sua atenção, controla o que você é capaz. E domesticar seu cérebro coloca esse controle de volta em suas mãos. Emprestando as palavras do filósofo William James , ele capacita você com a maior arma de hoje: a capacidade de escolher um pensamento em detrimento de outro.

E desenvolver a capacidade de escolher o tédio em detrimento da distração sem objetivo começa com a consciência – a consciência da nossa incapacidade de ficar sozinho com nossos pensamentos.

Mas a consciência não dura – você tem que trabalhar para isso. Você precisa treinar seu cérebro, seja todos os dias ou toda semana, para se recuperar toda vez que sua mente de macaco se afastar e se tornar escrava dos estímulos sem objetivo.

Você precisa de uma prática consistente para trazer sua mente errante de volta à tarefa em mãos – ao tédio.

E se você continuar com a sua prática por tempo suficiente, todo o processo de captura e retorno torna-se fácil .

Antes de falarmos sobre como e quais ferramentas você pode usar para domesticar sua mente, vamos dar uma rápida olhada no objetivo por trás de tudo.

1.1 Qual é o objetivo final?

Termos como “treinamento da mente”, “prática de auto-reflexão” ou “atenção plena” podem facilmente parecer filosóficos ou vagos. E é importante entender que o que estamos falando aqui não é uma atividade mística.

O que importa é entender o verdadeiro propósito por trás de tudo – o que significa gastar tempo sem distrações e sozinho, no auto-exame.

Em palavras muito simples, trata-se de:

  1. Reservar algum tempo para a auto-reflexão regularmente – recomendo começar diariamente,
  2. Durante esta, digamos, sessão de 10 minutos, observando os pensamentos, emoções, sensações ou sons em sua mente, corpo e arredores,
  3. Aprender a deixar tudo o que você observa ser apenas – portanto, não force ou tente mudar nada e mantendo essa prática por tempo suficiente.

Como você faz uma coisa na vida é como você faz tudo. Com o tempo, você automaticamente começa a trazer essa auto-reflexão para a sua vida cotidiana. Você começa a se prender e a se observar fora de sua prática diária de 10 minutos.

Por exemplo, se você é distraído por uma pessoa barulhenta no escritório, percebe, rotule-o como “apenas ruído” e retorne ao seu trabalho focado sem se deixar envolver por ele.

Nomeu caso, meu trabalho geralmente envolve olhar para uma página em branco. E olhar para uma página em branco requer abraçar o nada insuportável dessa tela. Após 41 meses de meditação diária (mais sobre isso em um minuto), sou capaz de me recuperar quase toda vez que minha mente de macaco se afasta e trazê-la de volta para a chata tela vazia à minha frente.

O que mais me impressionou com minha prática diária é como, com o tempo, também reduziu drasticamente o número de vezes que minha mente se desvia.

1.2 Como posso realmente treinar minha mente? Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Você não precisa de ferramentas sofisticadas para obter ótimos resultados. Tudo o que você precisa é reservar um tempo regularmente, seja todos os dias ou todas as semanas, sem distrações e sozinho, no modo de auto-reflexão.

Uma caneta e papel fazem isso. Algumas pessoas seguem uma prática diária de registro no diário, enquanto outras preferem retiros, caminhadas na natureza ou outros métodos de auto-reflexão.

O que funcionou melhor para mim foi a meditação – o que uma vez pensei que era uma atividade mística mudou minha vida para sempre.

Hoje, existem centenas de aplicativos de meditação nas lojas de aplicativos. Calma e Headspace são populares. Por exemplo, o programa de 30 dias da Calm “Como mediar” com Jeff Warren é impressionante. Comecei com o programa “7 Dias de Calma” e depois passei para os “21 Dias de Calma” – ambos são ótimos para iniciantes e abrangem todos os fundamentos.

Mas, novamente, o Headspace e todos os outros aplicativos oferecem programas semelhantes, então recomendo experimentar alguns e ver o que funciona melhor para você.

Uma das razões pelas quais esses aplicativos de meditação são tão poderosos é porque eles são guiados. Dirigidas por instrutores capazes, essas sessões de 10 minutos fazem você perceber coisas que levariam meses para você reconhecer em uma sessão autodidata.

1.3 Quanto tempo leva para ver algum progresso? Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Treinar os músculos da atenção é um jogo longo – atingir um nível em que você naturalmente capta suas distrações fora das sessões de 10 minutos leva algum tempo.

Mas, para dar alguns exemplos de minha experiência pessoal, comecei a meditar diariamente em julho de 2016. Levei cerca de dois meses para me sentir confortável em me sentar sozinho com meus pensamentos.

Nos primeiros dias, foi chocante ver como minha mente era capaz de se desviar com tanta frequência durante as sessões, não importa aplicá-la ao meu dia-a-dia.

Mas, enquanto eu levava isso a sério e arranjava tempo para me sentar com minha prática, entre três a seis meses, comecei a entender o que aqueles instrutores queriam dizer – que o tédio realmente proporcionava sua própria estimulação; que eu não precisava de outro estímulo e podia me sentar e ficar curioso sobre o momento presente.

Hoje em dia, eu nem preciso abrir meu aplicativo de meditação, pois posso praticar a auto-reflexão na minha mesa ou durante o trajeto para o trabalho.

Ainda tenho dias agitados em que minha mente está completamente em chamas e falho em estar atenta. Mas o objetivo não é se perder na toca do desenvolvimento pessoal, nem estamos tentando nos tornar gurus da produtividade – acolher um dia agitado sem julgamento faz parte da prática em si.

De fato, com o tempo, você entende que não há nenhum objetivo e esta é uma jornada ao longo da vida para aprender a focar na única coisa que importa: o momento presente.

E, não surpreendentemente, o momento atual também é onde você deve fazer o trabalho focado – é onde a página em branco fica na sua frente.

2. Acompanhar e melhorar sua capacidade de se concentrar em sessões mais longas

Enquanto a prática de domesticar sua mágica em segundo plano, você pode começar a acompanhar seu progresso desde o primeiro dia.

Esse rastreamento envolve anotar cada sessão ininterrupta em que você é capaz de trabalhar em total concentração.

Marque para baixo quando começar e quando terminar. O objetivo é melhorar gradualmente sua capacidade de gravar sessões mais longas e profundas.

Veja como é meu rastreamento diário: Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos

Toda vez que preciso fazer uma pausa rápida ou sentir que minha concentração está diminuindo, eu fecho a sessão e escrevo o minuto final em que minha sessão termina.

Eu recomendo não estabelecer metas ambiciosas no início – nas primeiras semanas, minhas sessões costumavam ter uma média de apenas 20 a 30 minutos.

A rotina de registrar minhas sessões me ajuda a acompanhar o progresso do que eu adoro chamar de “exercício de construção da mielina”. Quando o jornalista Daniel Coyle pesquisou um grupo de neurocientistas em seu livro O Código do Talento , ele não sabia o que era. prestes a descobrir.

Esses cientistas argumentaram que o desempenho das pessoas em tarefas difíceis melhorava à medida que desenvolviam mais mielina (uma camada de tecido adiposo) ao redor dos neurônios relevantes, permitindo que o circuito correspondente disparasse com mais facilidade e eficácia.

Como Cal Newport também refletiu sobre as descobertas de Coyle, ser ótimo em intensa concentração deveria ser bem mielinizado :

“Ao se concentrar intensamente em uma habilidade específica, você está forçando o circuito relevante a disparar, repetidamente, isoladamente. Esse uso repetitivo de um circuito específico desencadeia células chamadas oligodendrócitos para começar a envolver camadas de mielina em torno dos neurônios nos circuitos.

Portanto, a razão pela qual é importante se concentrar intensamente na tarefa em questão, evitando a distração, é que esta é a única maneira de isolar o circuito neural relevante o suficiente para desencadear uma mielinização útil. ”

Por outro lado, se você trabalha em um estado de baixa concentração (por exemplo, com outra aba aberta), dispara muitos circuitos simultaneamente e, como resultado, falha ao isolar os neurônios que realmente deseja fortalecer.

Se a ciência da mielina tem algum mérito real, ainda é impressionante ver como a mente se adapta e melhora o registro de sessões mais longas ao longo do tempo.

E depois de dois anos rastreando minhas sessões, descobri que o progresso mais rápido depende muito de duas coisas: 1) protegendo seu tempo e 2) organizando seu sistema.

Vamos terminar este guia, examinando rapidamente os dois:

2.1 Protegendo seu tempo: insira “horas intocáveis”

Com mais de US $ 87 bilhões em seu nome, há uma coisa que Warren Buffett não pode comprar: tempo.

“Posso comprar o que quiser, basicamente, mas não posso ganhar tempo”, compartilha o bilionário de 88 anos em uma conversa de 2017 com Bill Gates.

O tempo é realmente a coisa mais preciosa que existe. No entanto, dividimos e distribuímos como se houvesse um suprimento infinito.

Provavelmente, a coisa mais impactante que fiz que melhorou minha capacidade de registrar sessões mais profundas foi a introdução de horas intocáveis no meu sistema de trabalho.

Essas são as horas em que protejo meu bem mais precioso; as horas em que até as pessoas mais próximas da minha vida têm dificuldade em chegar até mim. É quando até meu telefone não consegue passar pela porta da sala em que estou trabalhando – o resto do mundo pode esperar.

“O foco não é um esforço de força de vontade que se faz no meio de distrações; é o ato de remover distrações e fazer o que resta sem esforço. ”- Luca Dellanna

Como o nome sugere, estas são suas horas intocáveis. Você precisa guardá-los. Acumulá-los. Proteja-os. E não deixe que nenhuma distração potencial os toque.

Para encontrar seu horário intocável, encontre seu horário nobre

Seja você uma pessoa da manhã ou uma coruja da noite, todo mundo tem horários de pico diferentes.

Eu recomendo encontrar o horário nobre interno, que é a hora do dia, de acordo com o relógio biológico, quando você estiver mais alerta e produtivo.

Meu horário nobre é das 7h às 12h30. Descobri que minha energia cai significativamente na segunda parte do dia, para que eu faça meu trabalho profundo antes da hora do almoço. E lida com todos os outros trabalhos de equipe, operacionais ou administrativos à tarde.

Você nem sempre tem o luxo de escolher. Algumas pessoas têm empregos diurnos e suas horas intocáveis ​​para seus projetos paralelos acontecem no início da manhã, antes que todo mundo acorde. Outros têm filhos e só conseguem ter um tempo intocável depois que os pequenos vão para a cama.

2.2 Organizando o seu sistema

“Um calendário ocupado e uma mente ocupada destruirão sua capacidade de criar algo ótimo. Você deve estar muito ocupado para tomar café, mantendo um calendário organizado. Ravaval Naval

Reservar horas intocáveis ​​não significa que você deve inundar o resto do seu dia com coisas para fazer.

Para registrar sessões mais longas e mais profundas, você também precisará usar sua energia com sabedoria fora do horário intocável. Você precisará de uma mente calma e de um calendário o mais vazio possível.

Quando o anfitrião Charlie Rose pergunta a Bill Gates o que ele aprendeu de Warren Buffett, Gates aponta para o calendário quase inteiramente vazio de Buffett. “Não há nada”, diz ele.

E refletindo sobre como Buffett o ensinou a organizar sua agenda, ele acrescenta: “Sabe, eu tinha cada minuto embalado e pensei que era a única maneira de fazer as coisas”.

Uma das coisas que aprendi nessa frente é que a melhor maneira de fazer as coisas é ter menos coisas para fazer. E ter menos coisas a fazer tem muito a ver com a sua capacidade de dizer NÃO.

Afastar-se de uma lista de tarefas movimentada lhe dá todo o tempo e energia para sentar e pensar.

Palavras finais: é hora de aprendermos a nos sentar sozinhos com nossos pensamentos

Você também pode continuar com a rolagem sem dedos e continuar consumindo o que a classe elite criou para você hoje. Ou você pode optar por ficar longe das multidões e passar para o lado dos criadores. Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos.

Observar a obsessão da classe de elite em produzir em nível de elite é um alerta para que todos nós finalmente levemos a sério a aprendizagem de ficarmos sozinhos com nossos pensamentos. Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos.

O que quer que controle nossa atenção controla do que somos capazes. E recuperar esse controle em nossas mãos começa treinando nosso cérebro para abraçar o tédio que vem com horas de trabalho em total concentração.

Escolher o tédio ao invés de estímulos sem objetivo é escolher o silêncio de nossa própria existência. Afinal, aprendemos com os silêncios, não com o que faz mais barulho na superfície. Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos.

Depois de atravessarmos essa barreira inicial, percebemos que o tédio realmente oferece seus próprios estímulos. Começamos a ficar curiosos sobre o momento presente.

E, não surpreendentemente, o presente também é onde devemos fazer o trabalho focado – é onde a página em branco está à nossa frente. Como treinar meu cérebro para focar me ajudou a construir dois negócios lucrativos.

Bem-vindo ao clube dos criadores.

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Fonte: https://medium.com/swlh/how-training-my-brain-to-focus-helped-me-to-build-two-profitable-businesses-7d3174f22c9b

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